PENSAMENTOS...

"Escola é...
O lugar onde se faz amigos
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,
Gente que trabalha, que estuda,
Que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente, o professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um
Se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada por todos os lados”.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir
Que não tem amizade a ninguém
Nada de ser como o tijolo que forma a parede,
Indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade,
É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!
Ora, é lógico...
Nunca escola assim vai ser fácil
Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se,
Ser feliz."

(Paulo Freire)

            UMA MANEIRA DE SE "AMARRAR" NA ESCOLA...






                                                       



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"Estar vivo é estar em conflito permanente,
produzindo dúvidas, certezas questionáveis.
Estar vivo é assumir a Educação do sonho do cotidiano.
Para permanecer vivo, educando a paixão,
desejos de vida e morte, é preciso educar o medo e a coragem.

Medo e coragem em ousar.
Medo e coragem em romper com o velho.
Medo e coragem em assumir a solidão de ser diferente.
Medo e coragem em construir o novo.
Medo e coragem em assumir a educação deste drama, cujos personagens
são nossos desejos de vida e morte.

Educar a paixão (de vida e morte) é lidar com esses dois ingredientes, cotidianamente,
através da nossa capacidade, força vital (que todo ser humano possui, uns mais,
outros menos, em outros anestesiada) e desejar, sonhar, imaginar, criar.

Somos sujeitos porque desejamos, sonhamos, imaginamos e criamos, na busca permanente
da alegria, da esperança, do fortalecimento da liberdade, de uma sociedade mais justa,
da felicidade a que todos temos direito.
Este é o drama de permanecermos vivos... fazendo Educação."

(Madalena Freire)

MEUS COMPANHEIROS DE SONHO...


                                                           E.M. DELFIM MOREIRA


  COLÉGIO PEDRO II 





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"Há escolas que são gaiolas
Há escolas que são asas

Escolas que são gaiolas existem para que
os pássaros desaprendam a arte do voo.
Pássaros engaiolados são pássaros sob controle.
Engaiolados, o seu dono pode levá-las para onde quiser.
Pássaros engaiolados sempre têm um dono.
Deixaram de ser pássaros.
Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados.
O que elas amam são os pássaros em voo.
Existem para dar aos pássaros coragem para voar.
Ensinar o voo, isso elas não podem fazer,
porque o voo já nasce dentro dos pássaros.
O voo não pode ser ensinado.
Só pode ser encorajado.

Violento, o pássaro que luta contra os arames da gaiola?
Ou violenta será a imóvel gaiola que o prende?
Violentos, os adolescentes?
Ou serão as escolas que são violentas?
As escolas serão gaiolas?
Nossas escolas estão dando uma boa educação?
O que é uma boa educação?
Sentir alegria ao sair de casa para ir à escola?
Ter prazer em ensinar?
Amar os alunos?
O sonho é livrar-se de tudo aquilo?


"Ferramentas" são conhecimentos que nos
permitem resolver os problemas vitais do dia-a-dia.
"Brinquedos" são todas aquelas coisas que,
não tendo nenhuma utilidade como ferramentas,
dão prazer e alegria à alma.

Nessas duas palavras, ferramentas e brinquedos,
está o resumo da educação.
Ferramentas e brinquedos não são gaiolas. São asas.
Ferramentas me permitem voar pelos caminhos do mundo.
Brinquedos me permitem voar pelos caminhos da alma.
Quem está aprendendo ferramentas e brinquedos
está aprendendo liberdade, não fica violento.
Fica alegre, vendo as asas crescer...
Assim todo professor, ao ensinar, teria de se perguntar:
"Isso que vou ensinar, é ferramenta? É brinquedo?"
Se não for, é melhor deixar de lado.

As estatísticas oficiais anunciam o aumento das escolas
e o aumento dos alunos matriculados.
Esses dados não me dizem nada.
Não me dizem se são gaiolas ou asas.
Mas eu sei que há professores que
amam o voo dos seus alunos.
Há esperança...

(Rubem Alves)

MEUS PASSARINHOS VOANDO...





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" Não posso ser professor se não percebo cada vez melhor que, por não poder ser neutra, minha prática exige de mim uma definição. Uma tomada de posição. Decisão. Ruptura. Exige de mim que escolha entre isto e aquilo. Não posso ser professor a favor de quem quer que seja e a favor de não importa o quê. Não posso ser professor a favor simplesmente do Homem ou da Humanidade, frase de uma vaguidade demasiado contrastante com a concretude da prática educativa. Sou professor a favor da decência contra o despudor, a favor da liberdade contra o autoritarismo, da autoridade contra a licenciosidade, da democracia contra a ditadura de direita ou de esquerda. 

Sou professor a favor da luta constante contra qualquer forma de discriminação, contra a dominação econômica dos indivíduos ou das classes sociais. Sou professor contra a ordem capitalista vigente que inventou esta aberração: a miséria na fartura.

Sou professor a favor da esperança que me anima apesar de tudo. Sou professor contra o desengano que me consome e imobiliza. Sou professor a favor da boniteza de minha própria prática, boniteza que dela some se não cuido do saber que devo ensinar, se não brigo por este saber, se não luto pelas condições materiais necessárias sem as quais meu corpo, descuidado, corre o risco de se amofinar e de já não ser o testemunho que deve ser de lutador pertinaz, que cansa mas não desiste.” 


(PAULO FREIRE)


VIDEO DO RIOEDUCA EM HOMENAGEM 
AOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO...



Eu apareço !!!